Biografia: José Cucé

 

 

Nasceu em São Paulo no dia 10 de junho de 1900. Cursou pintura e escultura no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Quando adolescente, obteve primeiro lugar por um projeto enviado a um concurso internacional destinado a inauguração do monumento ao Soldado Desconhecido, na Bahia. Classificou-se em segundo lugar em outro concurso realizado no Rio de Janeiro para um monumento a Santos-Dumont. O escultor italiano Ettore Ximenes o convidou em 1918 para a execução do monumento do Ipiranga.

 

Colaborou com a fundação da Escola de Belas Artes de São Paulo, onde foi professor por muitos anos. A fundação do Salão Paulista de Belas Artes também teve participação do artista que, em 5 de abril de 1961, recebeu medalha comemorativa do Jubileu de Prata do Salão Paulista, pela dedicação e serviços prestados ao salão. Foi presidente do sindicato dos artistas plásticos desde a sua fundação. Colaborou na realização do I Salão Infantil em 1934, diligenciado pela Sociedade Paulista de Belas Artes.

Recebeu título de cidadão polonês pela reprodução do monumento a Ruy Barbosa cedida ao Museu Petrowski, na Polônia. O original desta obra se encontra no centro da cidade de São Paulo, na Praça Ramos de Azevedo.

José Cucé foi premiado em diversos salões e participou de tantos outros como membro do júri, em sua maioria no Salão Paulista de Belas Artes, e de inúmeros debates artísticos.

Cucé faleceu em 1961 na cidade de São Paulo.

 

Referência: Medalha C.I.D.T