C.I.D.T – Commisão Inspectora das Delegacias Técnicas

 

(Sérgio Righi)

 

(...este trecho foi extraído do livro MMDC - Benjamin de Oliveira Filho - Schidt Editor – 1932...)

 

A Commissão Inspectora das Delegacias Técnicas constituio a notavel contribuição do Instituto de Engenharia em prol da guerra constitucionalista.

 

Nos primeiros dias do movimento, o Instituto de Engenharia que offerecera os seus serviços ao Goveno do Estado e que se puzera em contacto com a Federação das Industrias iniciou na sua sede o alistamento dos engenheiros por meio de fichas em que se registravam as varias especialidades e competencias technicas, collocando na fachada do edificio um cartaz com os seguintes dizeres em grossos caracteres:

 

"A tradição bandeirante é de acção e sacrificio. Saibamos honral-a de armas na mão!"

 

No primeiro dia 250 engenheiros se alistaram. E muitos partiram nos primeiros batalhões incorporados às tropas como simples soldados.

 

Depois verificou-se seria mais util aproveitar-lhes a capacidade technica nos serviços auxiliares, tão decisivos para a victoria como a formação de batalhões combatentes.

 

Estudada a situação com mais calma nasceu a ideia da creação da C.I.D.T., que por seus Delegados Technicos em determinados pontos e de accordo com o curso das operações, attendesse não só as necessidades de organisação de serviços technicos mas tembem por estes mesmos delegados especiaes officialmente reconhecidos, cuidasse de questões administrativas locaes, estabelecendo ligações entre autoridades municipaes e o Comando Militar, superintendendo o serviço de requisições, exercendo vigilancia sobre telephonios e telegraphos, levantando stocks, providenciando mil e uma necessidades.

 

Estes delegados technicos em contacto constante com a Commissão Inspectora, em São Paulo, que lhes dirigia e orientava os trabalhos, tinham as honras do posto de major, e no principio eram apenas em número approximado de vinte.

 

Este número, com o tempo, dada a extensão crescente do terreno, em que se desenvolvia a lucta, foi quadruplicado

 

 

(Voltar)