Relatório das Commissões de Direcção e Executiva da Campanha do Ouro e da Commissão da Campanha do Ouro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - Volume I -  1940 - Editora Revista dos Tribunais  (ut_bib_co_0006)

 

O relatório é assinado por Synésio Rangel Pestana, um dos três representantes nomeados pela Associação Comercial de São Paulo para integrar a Comissão Executiva da Campanha do Ouro e produzir o inventário de tudo o que fosse relacionado a ela. Os demais membros eram João Maurício de Sampaio Vianna, falecido durante os trabalhos e José Carlos de Macedo Soares que não se apresentou para participar dos trabalhos.

Rangel Pestana esclarece as dificuldades encontradas para preparar o relatório da maneira mais completa possível, o qual demorou 8 anos para ser publicado.

A Campanha do Ouro foi iniciada a partir de reunião realizada na sede da Associação Comercial de São Paulo, em 8 de agosto de 1932. Já em 12 de agosto, começam os trabalhos de arrecadação de recursos, que se prolongam até setembro. Cerca de 450 kg de ouro foram destinados ao Tesouro do Estado de São Paulo para a compra de artefatos militares e suporte à luta revolucionária. Na iminência da derrota paulista nos campos de batalha, em 23 de setembro foi feita a doação do montante excedente arrecadado para entidades filantrópicas, com destaque para a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Temia-se que, após o término das hostilidades, os paulistas também perdessem o ouro e o dinheiro arrecadados.

No primeiro volume, além de todas as informações à respeito da organização e trabalhos da Campanha do Ouro, encontramos a relação nominal dos doadores da cidade de São Paulo e respectivos valores doados. Muitos doadores se fizeram anônimos.

 

 

Relatório das Commissões de Direcção e Executiva da Campanha do Ouro e da Commissão da Campanha do Ouro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - Volume II -  1940 - Editora Revista dos Tribunais  (ut_bib_co_0007)

 

No segundo volume, encontramos a relação nominal dos doadores das demais cidades do estado de São Paulo e respectivos valores doados.

Nem todas as doações foram feitas em ouro ou dinheiro em espécie. Existem inúmeras doações de moedas de diversos metais, troféus, espadas, etc...